Compartilhando Valores

Compartilhando Valores

quarta-feira, 25 de junho de 2014

RAIVA, IRA e ÓDIO É A MESMA COISA?

Às vezes algumas pessoas fazem uma pequena confusão com esses três sentimentos, mas isso é muito normal; eis aqui uma forma simples de diferenciar cada um deles:



Sabe os sinais de trânsito?
 Raiva e Ira = Amarelo. Atenção!
Ódio = Vermelho. Pare!
Amor = Verde. Siga em frente!

Testo do blog Pergaminhos Eventuais.  Link direto acesse http://pergaminhoseventuais.blogspot.com.br/

Raiva: De todos os três é o menos violento numa escala de periculosidade (mesmo assim é muito perigoso) poderia ser o nível um. Uma pessoa pode ficar com raiva porque se machucou ao chutar uma pedra, porque não conseguiu algo que queria, porque alguém a ofendeu etc...
Geralmente a Raiva por si só não tem poder para atingir outra pessoa nem é capaz de fazer com que quem a sente o faça, é apenas um sentimento passageiro, mas é uma porta que leva aos outros. O perigo é quando pessoas permitem que esse sentimento evolua.

Ira: Aqui já não estamos falando de algo tão inofensivo quanto a raiva. A ira e a evolução natural do primeiro e a grande diferença entre um e outro é que a ira fomenta uma reação imediata e por vezes desmedida. O clássico “bateu, levou”. Ou seja, uma pessoa que foi ofendida vai querer tirar satisfações com quem a ofendeu, aquele que chutou a pedra vai arremessar a mesma o mais longe que conseguir, e, o que não alcançou seu objetivo pode culpar alguém pelo fracasso e transformar essa pessoa em um alvo de sua reação.
Porém a ira tem duração curta embora seja muito intensa e perigosa; é uma reação violenta a algo que nos atingiu de alguma forma. E assim como a raiva, ela também evolui se não for controlada e expurgada.





Ódio: O pior dos três em termos de periculosidade, porque no ódio assim como na ira há a vontade de revide por qualquer motivo (nem sempre justo), mas diferente do anterior o ódio não tem vida curta, pelo contrário, ele é alimentado pelo tempo, ou seja, quanto mais tempo se passa, mais o ódio aumenta e como se não bastasse esse veneno correndo nas veias da pessoa, ele ainda fomenta não só reações de agressividade, mas também toda gama de maldades que uma pessoa é capaz de fazer.
O ódio não reconhece limites e é exatamente isso que o torna tão perigoso. Além disso ele cega as pessoas e as torna escravas. A pessoa passa a viver em função do ódio que sente.

Em linhas gerais é basicamente essa a diferença entre os três, mas fica o alerta. Alguém que não controla a sua raiva pode algum dia chegar até ao ódio, por isso o melhor é pedir a Deus que dê entendimento para identificar e combater esse monstro quando ele ainda é um filhote.


O que a bíblia fala sobre a ira, raiva e ódio?


Uma pessoa com mau gênio é um tolo. 

A Bíblia diz em Eclesiastes 7:9 "Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira abriga-se no seio dos tolos."
Provérbios 19:11 "A discrição do homem fá-lo tardio em irar-se; e sua glória está em esquecer ofensas." 

Provérbios 16:32 "Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade."


Domine a ira rapidamente. 

A Bíblia diz em Efésios 4:26-27 "Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira; nem deis lugar ao Diabo." 

Não retalie quando o ofenderem.

A Bíblia diz em 1 Pedro 3:4 "Não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção."


A ira produz contenda.

A Bíblia diz em Provérbios 30:33 "Como o espremer do leite produz queijo verde, e o espremer do nariz produz sangue, assim o espremer da ira produz contenda."

Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas.

Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço.

Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram.
1 João 2: 9 - 11

O espírito de ódio está presente principalmente no seio familiar, onde os relacionamentos são mais intensos, onde os interesses são diversificados, diferenciados. É mais difícil brigar com estranhos, do que com conhecidos, ou familiares. O certo que este mal incontido precisa ser diagnosticado, tratado e curado pelo Poder de Jesus. Ele é o único que pode intervir nesta situação. Por isso ao menor sinal de perigo deve-se procura-lo para aconselhamento, para tratamento.

O diabo, o nosso adversário tem mais campo para agir quando este vê em seu caminho alguém alimentando o sentimento de ódio, de ressentimentos em seu coração. Porém ao contrário do que muita gente pensa não é ele, do diabo a total responsabilidade por este sentimento. É muito cômodo atribuir a ele tamanha insensatez. A Bíblia é clara em afirmar no livro de Tiago 1:14-16 “cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupciência. Depois havendo a concupciência concebido dá a luz ao pecado e o pecado sendo consumado gera a morte. Não vos enganeis, meus amados irmãos...”.

Amigo(a). Permita-me fazer-lhe uma pergunta bem pessoal. Existe alguém em sua vida, que no seu conceito o(a) prejudicou e por isso existe motivo de ódio em seu coração? Tem alguém em sua própria família que você não gostaria que existisse? Preste atenção no que vou dizer. Você precisa tratar deste sentimento o mais rápido possível. Talvez você dirá: “Mas pastor, você não conhece a pessoa. Você não sabe que tipo ruim é esta pessoa.” Sabe. No momento a minha preocupação é com você. O espirito de ódio tem que dar lugar ao amor. O espirito de ódio não provém de Deus. O amor procede de Deus. 
Quem não consegue amar alguém infelizmente está em trevas. Amar uma pessoa que te fez muito mal não é fácil, só  o Espirito Santo de Deus pode nos ajudar!
Jesus conseguiu, Ele nos garante que Ele venceu  e nós também venceremos! 

JESUS É O NOSSO EXEMPLO

9 comentários:

  1. É uma missão quase impossível..meu coração é só irá é ódio de tanta gente..que é difícil conseguir controlar..

    ResponderExcluir
  2. Prezado Anonimo, humanamente é impossível mesmo, mas com Cristo podemos controlar esses sentimentos. Quando recebemos Cristo em nossa vida, Ele passa a nos conduzir: " E vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim..."Gálatas 2:20.

    ResponderExcluir
  3. Depois de um episódio sofrido hoje, percebi o quanto precisei ler algo do tipo. Não sabia se o que eu senti era raiva ou ódio, então resolvi pesquisar sobre para entender a minha própria mente. Foi muito interessante refletir sobre isso, pois me fez lembra que ainda há Deus do meu lado para me consolar e tirar todos os pensamentos ruins para com a pessoa na qual me agrediu verbalmente. Ainda que humilhada, pude repensar no mal que me rodeou e ver que sentir ódio não é compatível comigo e que ainda posso cortá-lo pela raiz. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Estou pasando por isso agora .estou lendo abiblia indo aos culto .nao paro de horar ouvir musicas gospel .pra ver se muda os meus pensamento que nao são bons.mais o santo espirito do SENHOR esta min mudando lentamente eu creio em nome do SR. HESUS

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente é só querer IGNORAR, o Pior inimigo, o tal do "EU"; ai com certeza o CRIADOR atuará em nossos corações !!

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso estudo, tirei muitas lições. Sou missionária palestrante e gosto de ensinar como mudar coisas na vida com atitudes que Cristo deixou em sua santa palavra. Deus te abençoe Pastor.

    ResponderExcluir
  7. Tive um sentimento de ira muito forte, depois pensei pq reagi daquela forma, como aceitar q outro é falho, a minha atitude deverá ser como minha é a minha essência. Aquele comportamento é do outro, Eu tbm falho. Mas manter esses sentimentos de raiva, irá ou ódio, não me faz bem, trabalhar o perdão... é difícil, porém necessário!!

    ResponderExcluir
  8. Eu senti um ódio...quando o ladrão roubou meu carro...queria ele morto..mas ouvi a voz do espirito Santo me dizendo perdoa ele...não resistir a voz do espirito santo....e falei em voz alta eu perdoo o ladrão do meu carro...na mesma hora todo sentimento de ira saiu de dentro de mim

    ResponderExcluir

Comentem o blog, as postagens. Seus cometários e opiniões são importantes. Sugira temas relacionados com a proposta do blog, valores morais e espirituais e temas relacionados a vida cristã .
Grata.
Nair Gomes - Administradora do Blog.